segunda-feira, 6 de maio de 2013

..:Quando procurar a ajuda de um Psicólogo para o meu filho?

Muitos adultos apresentam dúvidas sobre a necessidade de buscar psicoterapia para seu filho, acreditando que a criança está passando por uma fase que será superada sozinha, com o suporte dos pais ou ainda apresentam-se receosos de que a terapia possa apontar alguma responsabilidade pelos conflitos de seus filhos.
Nem todos os conflitos da criança necessitam do acompanhamento da psicoterapia infantil, mas se você observa algum comportamento ou indicativo de que algo não está bem, podendo comprometer o desempenho escolar, familiar ou social de seu filho, se ele parece precisar de ajuda, procure um profissional da psicologia.
O psicólogo poderá determinar se as dificuldades apresentadas por seu filho necessitam ou não de uma intervenção, pois em alguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores.



Quais os principais motivos da procura pela psicoterapia para crianças?
Os sintomas e queixas mais comuns e expressas pelos pais e escola são:
- Agressividade
- Ansiedade
- Dificuldade nos relacionamentos
- Dificuldade de aprendizagem
- Enurese ou ecoprese diurna ou noturna
- Pesadelos, dificuldades para dormir
- Transtornos alimentares
- Transtorno de atenção e Hiperatividade
- Atraso no desenvolvimento (cognitivo, motor, fala)


Como é realizada a psicoterapia infantil ?
No primeiro contato, é realizada uma entrevista com os pais, coletando queixas, informações sobre o histórico de vida, seu comportamento no contexto escolar, familiar e social, analisando os conflitos e sintomas apresentados, avaliando a necessidade ou não de um processo psicoterapêutico.
Iniciado o trabalho com a criança, através de recursos lúdicos, brincadeiras e técnicas psicoterapêuticas, o psicólogo compreende os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa.
As sessões ocorrem nos dias e horários estipulados, com duração de cinqüenta minutos cada, sendo que ao longo da psicoterapia, são realizados encontros periódicos com os pais.


Quais os benefícios trazidos pela psicoterapia infantil?
A psicoterapia visa auxiliar a criança e os pais quando algo não esta bem em seu desenvolvimento emocional ou social.
Por se sentir acolhida e compreendida no contexto terapêutico, a criança passa a comunicar suas dificuldades emocionais, apresentando melhoras significativas em casa, na escola e em todo âmbito social, tendo maiores chances de se tornar um adolescente e posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções. 




Elton Faria Bastos
Psicólogo e Psicopedagogo Clínico
 
Comunico que já estou atendendo no CTC Marília.
Para dúvidas e agendamentos favor ligar para (14) 3221-7539.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário