A inclusão em educação tem sido alvo de grandes reflexões e debates
nos dias atuais. Há grandes divergências quanto à forma de inclusão e
até mesmo, se ela deve ou não acontecer, mas o fato é que muitas
crianças, com as mais variadas deficiências, estão ingressando nas
escolas e muitos professores, angustiados, sem saber como planejar suas
aulas.
Este livro conta a experiência de mais de 10 anos da autora na educação de crianças com deficiência, porém as sugestões e os relatos aqui expostos não têm por objetivo trazer uma receita de como elaborar propostas pedagógicas para estes alunos, mas sim mostrar algumas das experiências vivenciadas em educação especial, que poderão servir de apoio a outros professores e demais profissionais.
A intenção é que possa servir de apoio ao trabalho de sala comum ou de recursos, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em salas especiais, proporcionam reflexões e uma variedade de ideias para se trabalhar com a diversidade, inclusive com a deficiência múltipla.
Sumário:
Introdução
Capítulo 1 - Jogos e brincadeiras adaptadas
1.1. O brincar e a criança com deficiência
1.2. Sugestões de jogos e brincadeiras adaptadas
1.3. Modelos de jogos e outras adaptações
1.4. Relato de experiência
Capítulo 2 - A música como recurso pedagógico
2.1. Sugestões de atividades com música
2.2. Relatos de experiência
Capítulo 3 - Teatro e educação
3.1. Sugestões de atividades
3.2. Relato de experiência
Capítulo 4 - Dança e educação: as manifestações culturais como mediadoras da aprendizagem
4.1. Relato de experiência
Capítulo 5 - Alfabetizar na diversidade
5.1. Sugestões de atividades com nome
5.2. Atividades para o aprendizado do alfabeto
5.3. Jogos para trabalhar leitura e escrita
5.4. Sugestões de atividades para produção de textos
5.5. Relatos de experiência
Considerações finais
Referências
Este livro conta a experiência de mais de 10 anos da autora na educação de crianças com deficiência, porém as sugestões e os relatos aqui expostos não têm por objetivo trazer uma receita de como elaborar propostas pedagógicas para estes alunos, mas sim mostrar algumas das experiências vivenciadas em educação especial, que poderão servir de apoio a outros professores e demais profissionais.
A intenção é que possa servir de apoio ao trabalho de sala comum ou de recursos, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em salas especiais, proporcionam reflexões e uma variedade de ideias para se trabalhar com a diversidade, inclusive com a deficiência múltipla.
Sumário:
Introdução
Capítulo 1 - Jogos e brincadeiras adaptadas
1.1. O brincar e a criança com deficiência
1.2. Sugestões de jogos e brincadeiras adaptadas
1.3. Modelos de jogos e outras adaptações
1.4. Relato de experiência
Capítulo 2 - A música como recurso pedagógico
2.1. Sugestões de atividades com música
2.2. Relatos de experiência
Capítulo 3 - Teatro e educação
3.1. Sugestões de atividades
3.2. Relato de experiência
Capítulo 4 - Dança e educação: as manifestações culturais como mediadoras da aprendizagem
4.1. Relato de experiência
Capítulo 5 - Alfabetizar na diversidade
5.1. Sugestões de atividades com nome
5.2. Atividades para o aprendizado do alfabeto
5.3. Jogos para trabalhar leitura e escrita
5.4. Sugestões de atividades para produção de textos
5.5. Relatos de experiência
Considerações finais
Referências
Para maiores informações:
http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2956
Nenhum comentário:
Postar um comentário