quinta-feira, 14 de março de 2013

.:Brincadeira é coisa séria!:.




Brincadeira é coisa séria!

Sabemos que nem sempre as escolas dispõem de materiais em quantidade suficiente para que possamos trabalhar da forma que gostaríamos, pra falar a verdade, muitas escolas nem material possuem. Porém esta situação não pode e nem deve servir de desculpa para que deixemos de dar uma aula divertida e estimulante aos nossos alunos. Com uma simples corda, podemos dar uma aula bastante diversificada e trabalhar inúmeras qualidades físicas de nossos alunos.
Vou passar para vocês agora, algumas possibilidades de atividades com uma corda, que se transformará numa ponte, numa cobra, numa porta e até mesmo em raio laser.

ATRAVESSANDO A PONTE – Um aluno de cada vez deverá passar sobre a corda que estará esticada na quadra, importante reforçar para as crianças que elas não podem colocar o pé no chão, pois caso isso aconteça, um “jacaré” poderá morder seu pé.

PULANDO A COBRA – Amarre a corda na base de uma trave e comece a balançá-la no chão (em sinuosa). Os alunos estarão todos de um lado da corda e deverão correr e saltá-la, um de cada vez; é interessante que o professor diga que o aluno deverá saltar a cobra e se “esconder do outro lado da floresta”.

ENTRANDO NO BANCO – Com o auxílio de outra pessoa, “bata” a corda (como se fossem pulá-la), os alunos ficarão em fila e um de cada vez deverá passar correndo por ela. Pode se variar a direção em que a corda é rodada (sentido horário ou anti-horário) para aumentar ou diminuir a dificuldade da tarefa. [Tá, mas porque o nome da atividade é: “Entrando no banco”? Simples, a porta do banco é giratória... Olha a criatividade, hein!!!].

RAIO LASER – Essa brincadeira é o carro chefe e a campeã de pedidos de “faz de novo, tio!”. Novamente você precisará do auxílio de outra pessoa e dessa vez, a corda ficará esticada no alto (com uma pessoa de cada lado a segurando) , toda vez que a corda passar, os alunos deverão se abaixar, a dificuldade irá aumentar na medida em que a corda for sendo abaixada, até que chegue o momento em que eles não conseguirão mais passar por baixo e terão que pulá-la.

Estas possibilidades são apenas o pontapé, crie, invente, descubra outras, observando o aluno. Pois como o título da matéria diz, pouco material exige muita criatividade. Ah, já ia me esquecendo…LUDICIDADE, não esqueça dessa palavra…LUDICIDADE!!!

Fonte
http://www.educacaofisicadadepressao.com/pouco-material-e-sinonimo-de-criatividade-brincadeira-e-coisa-seria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário