Brincadeira é coisa séria!
Vou passar para vocês agora, algumas possibilidades
de atividades com uma corda, que se transformará numa ponte, numa cobra, numa
porta e até mesmo em raio laser.
ATRAVESSANDO A PONTE – Um aluno de cada vez deverá
passar sobre a corda que estará esticada na quadra, importante reforçar para as
crianças que elas não podem colocar o pé no chão, pois caso isso aconteça, um
“jacaré” poderá morder seu pé.
PULANDO A COBRA – Amarre a corda na base de uma
trave e comece a balançá-la no chão (em sinuosa). Os alunos estarão todos de um
lado da corda e deverão correr e saltá-la, um de cada vez; é interessante que o
professor diga que o aluno deverá saltar a cobra e se “esconder do outro lado
da floresta”.
ENTRANDO NO BANCO – Com o auxílio de outra pessoa, “bata”
a corda (como se fossem pulá-la), os alunos ficarão em fila e um de cada vez
deverá passar correndo por ela. Pode se variar a direção em que a corda é
rodada (sentido horário ou anti-horário) para aumentar ou diminuir a
dificuldade da tarefa. [Tá, mas porque o nome da atividade é: “Entrando no
banco”? Simples, a porta do banco é giratória... Olha a criatividade, hein!!!].
RAIO LASER – Essa brincadeira é o carro chefe e a
campeã de pedidos de “faz de novo, tio!”. Novamente você precisará do auxílio
de outra pessoa e dessa vez, a corda ficará esticada no alto (com uma pessoa de
cada lado a segurando) , toda vez que a corda passar, os alunos deverão se
abaixar, a dificuldade irá aumentar na medida em que a corda for sendo
abaixada, até que chegue o momento em que eles não conseguirão mais passar por
baixo e terão que pulá-la.
Estas possibilidades são apenas o pontapé, crie,
invente, descubra outras, observando o aluno. Pois como o título da matéria
diz, pouco material exige muita criatividade. Ah, já ia me
esquecendo…LUDICIDADE, não esqueça dessa palavra…LUDICIDADE!!!
Fonte
http://www.educacaofisicadadepressao.com/pouco-material-e-sinonimo-de-criatividade-brincadeira-e-coisa-seria/
Nenhum comentário:
Postar um comentário