terça-feira, 5 de março de 2013

Dificuldades de Aprendizagem x Conflitos Familiares




Dificuldades de Aprendizagem x Conflitos Familiares



Muitos pais me procuram na busca de maiores informações sobre os motivos das dificuldades escolares e de aprendizagem apresentadas por seus filhos, entretanto observo que os mesmos, na maioria das vezes encontram-se muito ansiosos e consequentemente despreparados para lidar com tal situação, apresentando comportamentos que podem dificultar ainda mais o processo de aprendizagem da criança, interferindo em sua auto-estima gerando insegurança e descrença de suas capacidades.

Apesar do medo dos pais, de seu filho apresentar alguma sintomatologia clínica, a busca por um diagnóstico que justifique tais dificuldades parece confortar e até mesmo tranquilizá-los, pois desta forma, sabendo “supostamente” com que estão lidando é possível conviver melhor com a nova situação.

Na prática clínica realizamos testes psicopedagógicos e psicológicos, anamnese, entrevistas com pais, com a criança, professores e se necessário com parentes próximos, além de encaminhar a neuropediatras quando necessário, mas em minha experiência clínica, descartando os distúrbios biológicos, neurológicos e mentais, observei que muitas das dificuldades de aprendizagem são reflexos de problemas emocionais momentâneos da criança, seja originados em seu lar por problemas de convivência, separação dos pais e discussões frente a criança, a chegada de um novo irmão, a inserção em uma nova escola, bullying e até mesmo pela ansiedade dos pais, que cobram seus filhos não respeitando suas fases de desenvolvimento e particularidades, comparando-os com as demais crianças ou familiares de mesma ou similar faixa etária, gerando assim, como já dito problemas emocionais que levam as dificuldades escolares.

                Não estou aqui criticando o método de educação de cada família e sei que a criança precisa sim ter uma rotina e realizar atividades para letramento e sua alfabetização, mas estas precisam ser estimulantes e de acordo com sua faixa etária, para que conhecendo as capacidades de cada criança, sejam introduzidas ações e reflexões para se buscar novas habilidades e competências gradativamente.

                O papel dos pais deve ser de ajuda, apoio e suporte, auxiliando seus filhos nas situações cotidianas aproveitando cada momento para se aprender, não de forma severa e sufocante querendo que seu filho saiba tudo, mas utilizar os momentos e aproveitar os questionamentos das crianças, ensinando-as de forma agradável, tornando-as curiosas pelo aprender, pois sabemos que as experiências educacionais introduzidas nos primeiros anos de vida podem gerar formas positivas ou negativas pela busca do aprender.

Busque formas de estar mais com seu filho, brinque, faça atividades diárias, ajude nas tarefas, leia uma história, pois por maior que seja o número de horas que você passa com seus filhos, eles buscam a qualidade e não quantidade!

Se você tem alguma dúvida ou acredita que seu filho possa estar passando por alguma dificuldade, sente, converse, seja seu amigo, afinal você é grande modelo dele e com quem mais ele poderia contar?


Pense nisso!


Elton Faria Bastos
Psicólogo e Psicopedagogo Clínico
  

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