Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse.
Por Ellen Nottohm
1)
Antes de tudo eu sou uma criança.
Eu
tenho autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um
aspecto do meu caráter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com
pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto,
baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer
você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem
algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica, pode
se expressar de maneira diferente. Sendo criança eu ainda estou descobrindo.
Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma
característica, acaba-se correndo o risco de manter expectativas que serão
pequenas para mim. E se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a
minha resposta naturalmente será: Para que tentar?
2)A
minha percepção sensorial é desordenada.
Interação
sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer
dizer que sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque, sensações
que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim. O
ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou
em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê
uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode
ser muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música,
anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando,
pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas
estas informações, provocando em mim uma perda de controle. O meu olfato pode
ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A
pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar
com uma fralda suja. O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo
separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o
visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado.
A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer
um barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação
da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre
mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me
concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro... Tudo
isso afeta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste
espaço.
3)
Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não
posso (eu não consigo fazer)
Receber
e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é
que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama
do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto
"BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha falar
comigo diretamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o
seu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você
quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para
compreender.
4)
Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é
concreto, não consigo fazer abstrações.
Eu
interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim
quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é
"não me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com
açúcar" quando não há nenhum a mamão com açúcar por perto e o que você
quer dizer é que isso e algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções,
paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.
5)Por
favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.
Dizer
o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para
descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas
agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar.
Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou
outros sinais de que algo está errado).
Por
um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema
dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são
palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha
deficiência na linguagem. Por que eu sei exatamente o que é esperado de
mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em
quando falo podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras
pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das
palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.
6)Eu
sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para
mim.
Por
favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E,
por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições
consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o
dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me
a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a
controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas. Eu não
vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o
meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um
esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma
combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7)Por
favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu
não posso fazer.
Como
qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me
sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO".
Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado?
Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e
você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.
8)Por
favor, me ajude com interações sociais.
Pode
parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas
vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira.
Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou
brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído. Eu sou
melhor em brincadeiras que tenham atividades com estrutura começo-meio-fim. Não
sei como "LER" expressão facial, linguagem corporal ou emoções de
outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente.
Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair do escorregador não é que eu ache
engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer:
"você esta bem?".
9)Tente
encontrar o que provoca a minha perda de controle.
Perda
de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você
quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles
acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se
você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser
prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e
atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas,
com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de
comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu
sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10)Se
você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.
Elimine
pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não
pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais
tinham para você e não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi
ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem
a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com
o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo:
VAI VALER A PENA.
E,
finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Ajudam a ver
o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por
cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me
deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e
conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com os
colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um
Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de
prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo
Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também eram autistas.Talvez um dia iremos
encontrar uma possível resposta para o alzheim ou para o enigma da vida
extraterrestre - O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu,
está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo
a minha Base. Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem
sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós
vamos ver até onde eu posso ir.
CONTO
COM VOCÊ!!!
http://www.autimismo.com.br/painel_outr.html
Belo post. só para complementar a quem interessar sobre o assunto leia o livro ''o estranho caso do cachorro morto''
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