Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica
Apenas R$ 35,00 + frete (valor em 25/04/2013)
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla / Fernando Cesar Capovilla
Este livro traz um conjunto de pesquisas científicas sobre avaliação
cognitiva neuropsicológica em crianças e em adultos, avaliação essa que
constitui tarefa extremamente complexa, devido ao amplo escopo
envolvido, incluindo tanto diferentes áreas de estudo quanto diferentes
populações.
A avaliação neuropsicológica deve ser condizente com
uma abordagem teórica, tecnicamente adequada, e relevante para uma
atuação prática. Assim, deve estar integrada num arcabouço teórico que a
explique e justifique. Deve, ainda, ser psicometricamente adequada,
respeitando os requisitos psicométricos necessários para qualquer
instrumento de medida psicológica. Por fim, deve fornecer diretrizes
para a reabilitação e para a educação que auxiliem o profissional a
selecionar, dentre diferentes tipos de intervenção, a que mais se adequa
às necessidades e características específicas do paciente ou do aluno.
Aspecto que merece ser ressaltado, uma vez que pouco usual na nossa
cultura, é a evidente importância da normatização dos testes disponíveis
para avaliação neuropsicológica para populações brasileiras. Como bem
sabemos, esta é conduta rara entre nós, habituados a utilizar testes e
procedimentos provenientes de outros países, nem sempre adequadamente
adaptados ou normatizados para o nosso meio. Daí a relevância das
pesquisas sobre esse tema, já que, se a avaliação é conduzida de forma
inadequada, ela compromete a eficácia da intervenção.
Ao buscar a
relação entre discussão teórica, construção e validação de instrumentos,
e avaliação de pacientes com quadros neuropsicológicos, o livro se
adequa à necessidade de unir essas três facetas da avaliação
neuropsicológica, contribuindo, assim, para preencher essa lacuna,
auxiliando o desenvolvimento da área de maneira teoricamente
fundamentada, psicometricamente adequada e clinicamente relevante.
Portanto, esta obra se destina primariamente a profissionais que atuam
diretamente com avaliação neuropsicológica, mas é também útil a
profissionais de áreas afins, como a pedagogia, a psicopedagogia e a
fonoaudiologia.
Sumário:
1. Uma introdução à avaliação neuropsicológica cognitiva
2. Avaliação da habilidade de discriminação fonológica em pré-escolares: Teste de Discriminação Fonológica
3. Teste de Discriminação Fonológica
4. Avaliação de leitura em crianças disléxicas: Teste de competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras
5. Avaliação de aritmética em crianças de 1ª a 4ª série: Prova de Aritmética
6. Prova de Aritmética
7.
Avaliação de consciência sintática da 1ª à 4ª série do Ensino
Fundamental: Prova de Conciência Sintática validada e normatizada
8. Prova de Conciência Sintática
9. Avaliação de controle inibitório em crianças: Teste de Geração Semântica
10. Avaliação de flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH: teste de Trilhas
11. Teste de Trilhas - Parte B
12. Avaliação de rotação mental em crianças de 1ª à 4ª série: desenvolvimento do teste ImageticaBaby-Comp
13. Avaliação da atenção a estímulos com conteúdo emocional: levantamento da valência de palavras no Português
14. Avaliação da atenção: Teste de Atenção por Cancelamento
15. Teste de Atenção por Cancelamento
16. Avaliação de fluência verbal em pacientes com transtorno de pânico: Teste de Fluência Verbal FAS
17. Ajustamento pessoal: aspectos neuropsicológicos e métodos de avaliação
fonte: www.clickbooks.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário